Início > Review > [Review] – Apple TV – Um pequeno grande aparelho!

[Review] – Apple TV – Um pequeno grande aparelho!

overview gallery slide1

Quando soube que a Apple iria lançar a Apple TV aqui no Brasil tratei de correr para escrever minha cartinha para o Papai Noel pedindo uma. Alguns amigos meus já tinham o aparelho importado e eu não via a hora de lançarem por aqui.

Para quem gosta de filmes e músicas, esse aparelinho parece uma caixinha mágica.

Estou utilizando o mesmo há uma semana exatamente e creio ter condições de realizar um review dele a fim de orientar aqueles que estão na dúvida entre comprar ou não.

Então antes do review já fica a dica: COMPRE!

Clique no link abaixo e entenda o porque.

overview portsÉ impressionante como um aparelho tão compacto tenha tantas funcionalidades interessantes. A Apple TV ao lado do meu DVD, codificador HD da NET e do meu Playstation 3 praticamente desaparece.

Eu achava que ele era um pouco maior, mas ele corresponde ao tamanho de 1 maço e meio de cigarro.

Para variar o design do aparelho é fantástico, bem como a embalagem. A embalagem é tão bem feita que depois que abri não consegui mais fechar, de tão justo que é o encaixe da caixa e da tampa deslizante. São essas pequenas coisas que fazem a Apple ser o que é hoje.

Eu nunca tinha pensado nisso até ouvir o podcast do PapoTech em homenagem ao Steve Jobs quando um dos integrantes, se não me engano o Vinicius comentar que até mesmo o design da embalagem dos produtos da Apple é pensado para cativar o consumidor. Ele foi o primeiro que comentou que a caixa fecha hermeticamente, mas isso é apenas o que está por fora, o que me impressionou mesmo foi o que estava por dentro.

O aparelho vem com todas as entradas protegidas (primeira vez que compro algo que pensou nisso) por uma película autoadesiva e vem somente com o cabo de alimentação. A instalação é bem simples, liga na tomada e conecta o cabo HDMI e pronto, mais fácil impossível.

interface gallery slide1

Depois disso, basta selecionar a entrada HDMI do seu televisor e a interface já aparece para o usuário.

Se você tiver um iPhone ou iPad, recomendo antes de tudo baixar o app Remote, vou falar dele um pouco mais para frente, mas ele vai ser muito útil para configurar tudo na Apple TV.

Não que ele seja obrigatório, mas ficar digitando e-mails e senhas com o pequeno controle remoto que vem junto com a Aplle TV é chato demais.

Levei exatos 12 minutos para configurar todas as contas e o compartilhamento familiar. Depois disso, foram só alegrias.

Abaixo vou analisar os serviços que utilizei, vou deixar alguns de fora pois ainda não consegui ver tudo que ela oferece, e acredite, é bastante coisa.

Aliás, esse é um daqueles aparelhos que você pode viver sem até ter um e, depois que você compra, não pode viver sem ele, mas vamos a análise.

26-netflix

Vou iniciar falando do serviço que mais uso a Netflix, isso porque, apesar do catálogo “sessão da tarde” é o que mais estou usando no momento, já que o catálogo de filmes para aluguel do iTunes ainda deixa a desejar.

Para quem é fã de ficção científica como eu é um prato cheio. Assisti 2 temporadas e meia do Battlestar Galactica sem nenhum defeito no streaming, simplesmente perfeito e sem lag.

Para quem tem criança pequena também vale a pena. O catálogo infantil é bem grande e diversão garantida para os pequenos. Vai desde clássicos da Disney (Aladin, Nemo, Toy Story), passando por Muppets, alguns desenhos da Cartoon Network e chegando mesmo a alguns mangás como BeyBlade e Bakugan, este último o preferido do meu filho de 3 anos de idade.

netflix screenA sessão de clássicos (sessão da tarde) também é bem vasta. Acabei assistindo a trilogia “De Volta para o futuro”, “Warriors” e “Ruas de Fogo”.

Espero que com a vinda da concorrência (diga-se Netmovies e iTunes) o catálogo seja ampliado com a inclusão de lançamentos.

Aliás, se falta alguma coisa na sessão de busca da Netflix é exatamente a aba de lançamentos. Você é obrigado a ficar navegando de página para página para saber dos lançamentos ou, caso tenha paciência, pesquisar no site deles na Internet a fim de descobrir e garimpar os mesmos.

Desde que comprei a AppleTv minha TV a cabo só é ligada pela minha esposa. Eu fico na AppleTV a noite inteira e não pretendo acabar com isso tão cedo.

Já estou convertendo todos os meus filmes para MP4 a fim de sincronizar com ela, mas vou dizer que é bem demorado (ainda mais se o arquivo for .mkv).

iTunes-Logo

Como disse acima, enquanto testava a Netflix, acabei alugando o X-Men First Class (já falei que sou fã deles né?) por US$ 4,99 em HD legendado e, finalmente, comecei a curtir a Apple TV.

A diferença de qualidade com a Netflix é tremenda. O filme tem uma definição HD (não é Full HD) e na interface de aluguel você pode classificar o filme, bem como ver a ficha técnica do mesmo. Claro que é mais caro que a assinatura da Netflix, porém compensa pela qualidade.

interface gallery slide2Uma coisa que senti falta foi o botão de compra do filme, sempre presente no iPhone e iPad, mas depois percebi que, como a Apple TV não tem um HD caso você queira comprar o filme, compre pelo PC, iPhone, iPod ou iPad e depois poderá ver na Apple TV (veja mais abaixo).

Como falei acima o filme travou uma única vez em duas horas e meia de exibição.

Uma das coisas mais legais da Interface do iTunes é o serviço de Trailers. Nele você pode conferir os trailers mais assistidos e dos lançamentos no cinema. Fiquei quase uma hora vendo trailers, algo que somente faço no cinema, mas vale muito a pena.

icloud matchMas o que achei mais legal do iTunes foi o serviço iTunes Match (mais uma assinatura anual no meu cartão de crédito). Por apenas US$ 24,99 por ano (2 dólares por mês) você pode ter sua biblioteca inteira de músicas (compradas, importadas de CD’s ou baixadas da Internet) no iCloud e sincronizadas com todos os seus devices.

Assim que você fizer isso o iTunes vai tentar encontrar ela no iTunes e se ela estiver disponível lá, o seu arquivo será trocado por um de 256Kbps, mesmo que o seu arquivo seja de pior qualidade, ou seja, o iTunes Match (por US$ 24,99 ao ano) “legaliza” toda a sua biblioteca de músicas.

Outra vantagem é a organização em álbuns, com todas as tags preenchidas, capa do álbum e DISPONÍVEL EM TODOS OS SEUS DEVICES!!!!

E não são somente as músicas que você já possui. Sempre que sincronizar sua biblioteca com o iTunes, qualquer música usará o serviço. E mais, se depois de um ano você desistir da assinatura as músicas já sincronizadas ficarão como se compradas pelo iTunes.

Para mim um dos melhores serviços já pensados pela Apple.

icloud photostreamTestei ainda o Streaming de fotos. No meu computador tenho cerca de 10.000 fotos e ele funcionou de maneira perfeita, mas ele somente mostra as últimas 1.000 fotos sincronizadas no iCloud. Nessa semana um casal amigo foi em casa e coloquei o streaming de fotos funcionando e no dia seguinte meu amigo comprou a Apple TV (quero minha comissão).

Eu ainda não sei se existe a possibilidade de colocar uma música de fundo, mas creio que é possível e eu ainda não descobri.

youtube logo

Quanto ao YouTube, não tenho muito o que falar, ele funciona a contento e é bem fácil de usar.

A questão mais delicada é a busca de vídeos, porém isso é facilitado, tremendamente, se você tiver o app Remote no iPhone ou iPad, senão terá que ficar “catando milho” com o pequeno controle remoto da Apple TV.

Eu que sigo regularmente os videocasts do Jovem Nerd, adorei a possibilidade de poder ver isso diretamente da Apple TV com uma interface muito mais legal que a que eu tinha no Play 3 ou ligando meu iPad na saída HDMI da televisão.

internet gallery slide4

Testei tembém o serviço de rádio on-line. São diversas estações de rádio divididas por gêneros. Uma das minhas preferidas são de bandas de hard rock dos anos 80 e chama Hair Radio, uma homenagem as bandas de cabeludos dos anos 80.

O número de rádios é muito grande, por isso senti falta de uma maneira de rankear cada uma das rádios para não ter que ficar procurando uma a uma a que tem o melhor repertório.

hero3

Outra função que achei interessante foi o AirPlay. Ele permite você espelhar o iPad e iPhone com a AppleTV e ver o conteúdo do aparelho na sua televisão. Apesar de ele ser nativo somente no iPad2 meu iPhone 4 e meu iPad 1, ambos com IOS 5.1 funcionaram a contento.

Vídeos e fotos são mostradas na Televisão de maneira fluída e você pode optar por um dos templates de apresentação do iPhone ou da AppleTV.

Você inclusive pode colocar música de fundo enquanto visualiza a foto. Diversos aplicativos são compatíveis com o AirPlay, para uma lista completa deles, clique aqui.

control 3

Mas o áplicativo indispensável para a AppleTV é o app remote (baixe aqui) que transforma seu iPod, iPad e iPhone em um controle completo para a AppleTV.

E acredite, na parte de buscas ele se sobressai, porque ficar escolhendo letra por letra de uma palavra para achar aquele vídeo no YouTube é um saco.

Ele funciona com espelhamento e é prático e facílimo de usar (como quase tudo da Apple).

Vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do review e sinceramente recomendo a AppleTV para todos aqueles que gostem de fotos, vídeos e música. Ter tudo isso a mão na hora que você quiser e ainda servir como um agregador de todas as mídias e todos os seus devices é simplesmente fantástico.

Agora em casa fica tudo sincronizado, PC com iTunes sempre em segundo plano, iPad, iPhone e TV.

Abraços

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

