Início > Review > [REVIEW] TOWER MADNESS HD – Horas e horas de diversão

[REVIEW] TOWER MADNESS HD – Horas e horas de diversão

Imagine que a terra está sendo invadida por extraterrestres em busca de um recurso escasso no planeta deles, qual seja, ovelhas!!!!

Isso mesmo, com esse plot meio maluco a Limbic Software nos presenteia com um jogo no estilo  Tower Defense com gráficos únicos e uma jogabilidade incrivelmente intuitiva. Além de gararantir horas e horas de diversão nos entrega um jogo que pretende se destacar dos outros existentes no mercado com gráficos bem cuidados, mas de um estilo mais cartunesco, e muitos mapas disponíveis.

Compre clicando >>aqui<< e você será redirecionado para a loja argentina!!

.

GAMEPLAY

Apesar do jogo custar mais que outros títulos do mesmo gênero US$ 7,99, na minha opinião ele vale cada centavo investido nele, isso porque são 49 mapas disponíveis com essa versão e, caso goste do título, existem mais 28 mapas que podem ser adquiridos via app. Para quem gosta do gênero, como eu, esse aplicativo vai render muito o investimento.

No início do jogo você somente pode acessar 4 mapas, cada um dos mapas oferece um nível de dificuldade crescente, mas serve como um tutorial do jogo. No início suas armas são limitadas as mais básicas, bem como os mapas mais avançados, conforme você vai salvando as ovelhas dos malvados aliens, os mapas adicionais vão destravando e você é recompensado com armas mais poderosas para lhe auxiliar na defesa de seu rebanho.

Existem mapas onde os aliens percorrem caminhos pré-definidos e mapas completamente abertos, onde você pode definir, colocando as torres de defesa, o caminho que quer que os aliens percorram. Isso aumenta um pouco o replay do jogo porque cada mapa oferece um desafio diferente para o jogador.

Existem 9 tipos de torres para você construir, cada uma serve para um propósito específico e você deve planejar como construir o caminho e onde posicionar cada uma das estruturas a fim de ter sucesso no jogo. Você ainda pode comprar mais 3 torres via app, o que depende do jogador, eu acabei comprando duas delas, mas estou seriamente pensando em comprar a última.

Cada uma das torres pode ser evoluída até cinco vezes, o que aumenta a quantidade de dano, a distância de tiro e a cadência do mesmo. Nada muito diferente de outros TD do mercado. O visual delas vai de simples até grandes torres, de acordo com a torre escolhida.

O modo de construção da torres aqui é um pouco diferente, ao invés de você selecionar a torre de um menu e arrastá-la para o mapa você deve clicar no mapa onde pretende construir a torre, assim que você faz isso o jogo te mostra qual o espaço que ela irá ocupar e subirá um menu em volta do local com 4 opções de construção cada uma com 3 tipos diferentes de torres.

No ícone da direita temos 3 torres:

  • Plasmatron – a torre mais básica e barata do jogo, ela dispara bolas azuis que podem atordoar o inimigo fazendo ele parar de andar um pouco, a chance de atordoamento aumenta conforme o nível dela, bem como o dano. Atinge unidades terrestres e aéreas.

  • Laser – uma torre com disparo rápido e que queima o inimigo, fazendo com que ele receba mais dano das outras torres. Atinge unidades terrestres e aéreas.

  • Railgun – a torre mais cara deste tipo, ela dá muito dano em diversos inimigos ao mesmo tempo, porém tem que posicionar ela de modo a atingir os inimigos em linha. Atinge somente unidades terrestres.

No ícone do canto direito superior:

  • Mortar – Lança uma bomba que atinge o chão atingindo todos os inimigos em um ataque de área. Atinge somente unidades terrestres.

  • Guided Missile – uma das melhores torres do jogo, ela dá pouco dano nos níveis mais baixos e mais altos mas o alcance dela é muito grande e é uma das mais baratas de evoluir. Atinge unidades terrestres e aéreas.

  • Flak – Unidade exclusiva para ataque aéreo, O ideal é verificar quando será o primeiro ataque aéreo e construir essa torre perto das ovelhas para interceptar o ataque aéreo.

No ícone no canto superior direito estão as armas elétricas:

  • ElectroSlow – descarrega eletricidade nos inimigos diminuindo a velocidade deles. Atinge somente unidades terrestres.

  • ElectroShock – essa torre não atira, ela descarrega energia elétrica nos inimigos que passam perto dela e essa energia repassa a alguns outros inimigos dependendo do nível da torre. Ideal para colocar nos cantos do seu labirinto e perto das torres que diminuem a velocidade dos inimigos.

  • ElectroBoost – Ela tem o design mais estranho de todo o jogo, uma torre com um crucifixo em cima e no último nível eles adicionam um globo, ela sozinha não faz nada mas as torres adjacentes a ela ganham dano adicional, por isso pense antes de colocar essa torre no mapa.

No ícone do lado esquerdo achamos as torres que podem ser compradas via app, como só comprei duas, só vou descrever elas, já que não sei qual é a terceira:

  • Flamethrower – Um lança chamas com um raio limitado e que constantemente atinge os inimigos.

  • Mine – Uma mina terrestre que é acionada assim que os inimigos passam em cima dela.

O mapa te mostra o caminho básico que os aliens vão percorrer por meio de um gráfico de setas no chão do mapa e conforme você vai construindo suas defesas e esse trajeto pode mudar. A exceção são os aliens voadores, eles sempre vão usar o caminho mais curto e sobrevoar suas defesas, por isso, é importante decidir onde construir determinadas torres pois algumas delas simplesmente não atingem unidades voadoras. Em alguns mapa, essas unidades traçam o mesmo caminho das outras, mas isso somente em mapas específicos onde o caminho já está traçado.

Um mini display na parte inferior do iPad te mostra a sequência de ondas que terá que enfrentar, tente verificar em qual onda virá o primeiro ataque aéreo e se prepare para ele.

Um dos destaques do jogo é a possibilidade de duas pessoas jogarem no mesmo iPad disputando uma partida entre si. Nessa modalidade o mapa fica dividido em dois, um deles de cabeça para baixo para que o seu amigo possa ficar do outro lado. A disputa é igual para os dois lados, mas existem alguns truques que você pode usar para detonar seu amigo.

O primeiro deles é a possibilidade de adiantar as ondas, clicando nas flechinhas que ficam ao lado da série de ondas, vc pode apressar as ondas se verificar que sua defesa irá agüentar o tranco e a do seu adversário não, isso aumentará a quantidade de inimigos para ambos, por isso muito cuidado ao usar.

O segundo truque é, assim que acumular algum dinheiro, mandar um robô roubar uma das ovelhas do seu adversário, esse robô é bem rápido e tem uma armadura melhor que a dos aliens, assim que ele conseguir roubar a ovelha, ela virá, automaticamente para o seu rebanho.

O terceiro truque é, assim que acumular pontos suficientes, você pode clicar no “panic your opponent” o jogo irá apressar algumas ondas do seu adversário.

Os dois jogadores podem usar das artimanhas, mas tudo vai depender de timing e da sua defesa construída.

Esse componente do jogo torna as partidas em dupla muito divertidas e, para mim, é questão de tempo para eles lançarem uma versão para disputas on-line bem feita, já que todos os componentes estão prontos para isso.

Outra coisa bacana do jogo é o replay dos líderes do ranking. Cada mapa individual tem o seu próprio leaderboard, e se você acessar ele pode assistir o jogo de um dos líderes e verificar qual foi a estratégia usada para cada mapa. Isso ajuda muito em alguns mapas com diversas entradas de aliens e diversas entradas para o seu rebanho.

Enfim, se você busca um jogo que ofereça gráficos em 3D cartunescos e que tenha elevado o gênero de Tower Defense para um nível superior, esse é o jogo para você. A interface é intuitiva, os controles precisos, a navegação no mapa sem travamentos e uma história, ainda que boba, que se diferencia nesse mercado.

Claro que, depois de um tempo, mesmo com mapas complicados e com obstáculos para a construção de torres, acaba cansando, mas querer replay ilimitado de um jogo de Tower Defense é querer muito.

A página inicial do aplicativo informa que eles já estão trabalhando em um novo update para o jogo, por isso vale a pena ir conferindo o que eles irão incluir, como vocês podem perceber, criatividade é o que não falta.

O jogo ainda oferece uma lista de Achievements e suporte ao Game Center, inclusive você pode conferir a sua pontuação, por mapa, e compará-la ao de seus amigos.

DICAS:

E agora vão algumas dicas para o jogo.

Como eu sempre digo, em jogos desse estilo não basta completar o mapa com torres. Muitas vezes, é melhor evoluir uma torre existente do que construir uma nova. Pense seu mapa de forma a fazer os inimigos percorrerem o maior traçado possível.

Não se engane, cada recorte na sua linha de defesa, ao invés de fazer um labirinto bonitinho, é um passo a mais que o inimigo terá que dar para chegar as suas ovelhas, então desencane de um mapa geométrico e coloque as torres de uma maneira mais eficiente.

Cuidado com as unidades aéreas. Elas podem acabar com o seu jogo em uma onda apenas se você não estiver preparado para elas. No início, torres que atacam unidades terrestres e aeras funcionarão, mas quando os inimigos grandes e os “chefes” vierem, ter torres especializadas em unidades aéreas é essencial, primeiro porque elas são especializadas naquele tipo de inimigo e segundo porque você não vai dividir o poder de fogo dela com unidades terrestres.

Em mapas onde existe mais de uma saída de aliens, inicie sua construção pelo final, ou seja, veja a entrada do seu rebanho e inicie a construção do seu labirinto por lá.

Em mapas onde existe mais de uma entrada para o seu rebanho, gaste a torre mais barata e bloqueie, bem no início, as outras entradas, isso evita de ficar se preocupando com duas áreas do mapa ao mesmo tempo, concentrando sua defesa de um lado só.

ANÁLISE:

  • Desafio – O jogo proporciona um desafio legal no modo normal e no modo sem fim, porém, depois de pegar a manha do jogo e de como construir o seu labirinto o jogo fica meio fácil, mas isso é compensando pela diversidade de mapas que existem, alguns deles com diversas saídas de aliens e acessos ao seu rebanho.

  • Gráficos – 3D fluído e cartunesco, sem muitos detalhes, bem bacana e se diferencia exatamente por isso. Alguns mapas são tão grandes que exigem que você deslize o mapa para visualizar cada uma da áreas.

  • Diversão – Garantida. Na mesmisse que os Tower Defenses demonstram, a quantidade de mapas, de armas e de desafio são gigantes se comparadas a outros do mesmo gênero. A possibilidade de jogar com mais uma pessoa e poder prejudicá-la ao longo do jogo é muito divertido, só falta mesmo o modo on-line.

  • Jogabilidade e Interface Gráfica – No início você vai errar onde colocar cada torre e até mesmo errar e vender uma estrutura por conta da interface do jogo, mas com o tempo você logo se acostuma.

  • Replay – Com a quantidade de mapas, o modo de dois jogadores, o replay dos jogos dos leaderboards e a atualização e cuidados constantes dos desenvolvedores o replay é imenso, mas como todo Tower Defense, uma hora cansa.

  • Custo Benefício – Aqui é o único contra do jogo. Ele custa mais do que os concorrentes, algumas armas tem de ser compradas via app e os 28 mapas adicionais são pagos. Mas se pensarmos que está na terceira atualização, mais uma sendo confirmada, e que o jogo já vem com 49 mapas o preço não fica tão alto assim. Na minha opinião, vale muito a pena.

Leia também o review do Space Frontier HD, um Tower Defense diferente de tudo que você já viu por aí.

Nos próximos dias ocorrerá o primeiro sorteio de promo codes do iPad Apps BR, fique ligado e participe. Sortearei 3 promo codes de um jogo de Tower Defense que será objeto do meu próximo review, NÃO PERCA.

Abaixo, como sempre, coloco algumas fotos do jogo tiradas do meu iPad e um vídeo com o review do jogo.



20111028-195658.jpg  20111028-195705.jpg  20111028-195715.jpg

20111028-195720.jpg  20111028-195729.jpg  20111028-195743.jpg

20111028-195748.jpg  20111028-195754.jpg  20111028-195801.jpg

20111028-195807.jpg  20111028-195812.jpg  20111028-195818.jpg

20111028-195823.jpg  20111028-195828.jpg  20111028-195833.jpg

Anúncios
Categorias:Review Tags:, , , , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: